quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sítio Histórico de Igarassu

Da primeira vez, foi preciso pegar PE-15/Boa Viagem, descer no terminal e pegar PE-15/Sítio Histórico, numa viagem sem fim. Mas, quando o ônibus parou ali no Sítio Histórico de Igarassu, vi logo que tinha valido a pena. Gosto de ver o tempo nas coisas. E lá, tem tempo de sobra.

Imaginava que fosse como Olinda, por exemplo. Mas, não é. Não entendo de arquitetura e, talvez, o estilo seja o mesmo. Mas, Igarassu, nessa partezinha do alto - Outeiro dos Santos Cosme e Damião - é branca e de pedra. Olinda é toda colorida.

Mesmo depois de todas as visitas, ainda me surpreendo com a quantidade de igreja: tem a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, Convento do Sagrado Coração de Jesus, Convento de Santo Antônio, Capela de Nossa Senhora do Livramento e Capela de São Sebastião.

A Igreja de São Cosme e Damião, do ano da graça de 1535. O Brasil mal tinha sido descoberto, minha gente e ela já tava lá. Dizem que é a igreja mais antiga, ainda de pé (e bem de pé) do país. Como boa pernambucana, acredito.

Além das igrejas, no Sítio Histórico ainda tem Casa de Câmara e Cadeia, lojinha de artesanato, Museu de Igarassu e o Marco de Pedra que delimitava as Capitanias de Pernambuco e Itamaracá que, por sinal, é a a melhor parada seguinte em dias de sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário